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Hábitos que podem salvar seu coração

Hábitos que podem salvar seu coração

Pesquisas científicas demonstram que cinco hábitos prejudiciais acarretam doenças do coração: Fumar, vida inativa, excesso de peso, alimentação inadequada e consumo excessivo de álcool.

Isoladamente ou juntos, esses hábitos criam condições para o surgimento da arteriosclerose, causando danos às artérias. Eles também causam alguns dos problemas à saúde que tanto nos preocupam: Pressão alta, colesterol e açúcar no sangue.

Cinco estratégias para mudança de hábitos.

Conte com esses hábitos para proteger seu coração, suas artérias, e o restante de você. Eles darão a você uma melhor aparência e o fará sentir-se melhor. E nunca é tarde para comerçar.
1 – Evite fumar. Cigarros, charutos ou cachimbo fazem tanto mal ao seu coração e artérias como ao seu pulmão. Se você fuma, deixar de fumar é o maior presente de saúde que você pode dar a si mesmo. Fumantes passivos também são afetados. Evite sempre que possível.

2 – Seja ativo. Exercícios e atividades físicas são as armas mágicas contra doenças do coração e outras condições de saúde crônicas. Qualquer quantidade de atividade é melhor do que nenhuma. Pelo menos 30 minutos de atividades físicas ao dia é o melhor.

3 – Peso saudável. Carregar peso extra, principalmente na cintura, sobrecarrega o coração e o conduz em direção à diabetes. Se você está acima do peso ideal, perder 5% a 10% de peso pode fazer uma grande diferença para sua pressão sanguínea e nível de açúcar no sangue.

4 – Boa alimentação. Adicione a sua alimentação frutas, vegetais, grãos integrais, gordura não saturada, proteínas de grãos, castanhas, peixes e carne branca. Subtraia alimentos processados, sal, carne vermelha, refrigerante e bebidas adoçadas com açúcar.

5 – Beba moderadamente. Se você ingere álcool, limite a quantidade. Um ou dois drinks por dia para homens e não mais do que um drink por dia para mulheres.
Realizando mudanças.

Se você tem um ou mais hábitos que estejam lhe prejudicando, agora é um momento tão bom como qualquer outro para estabelecer um curso em direção a melhor saúde.

Como?

A American Heart Association recomenda “ Estratégias comportamentais cognitivas para promover mudanças de comportamento”.
Elas ajudam você pensar mais positivamente sobre você mesmo enquanto você faz mudanças de hábitos de saúde. Aqui estão algumas dessas estratégias: Estabeleça objetivos. Controle o progresso obtido. Busque motivação. Obtenha apoio caso necessário.

Você não precisa buscar uma completa transformação de uma vez. Pequenas mudanças na dieta, exercícios e peso podem fazer uma enorme diferença em sua saúde. Estabelecer objetivos que você possa realisticamente realizar, e alcançar esses objetivos, pode criar um efeito bola de neve para chegar a grandes melhorias.

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